O show Suíte Nômade marca o lançamento do disco, que leva o nome do show do Duo Caram /Camporez, formado pelo violonista Gustavo Caran e o flautista Luiz Onivaldo Camporez. Será na próxima sexta (27/10) no auditório do JESP – UFS na Av. Francisco Sales 1446 às 19:30. Entrada gratuita.
A obra, para violão e flauta transversal, se divide em quatro movimentos, cada um trazendo uma ambientação que reflete uma diferente localidade e cultura: I – Vilarejo; inspirada em nossas viagens pelos bucólicos distritos do interior mineiro; II – O Retorno de Virgulino; tem como cenário o cangaço nordestino tendo sido inspirada no livro “Bandidos” de Eric Hobsbawm; III – O Galope; uma reflexão baseada nos ritmos e melodias dos compositores do romantismo espanhol. IV – Variações; uma conclusão composta a partir de um tema de Carcassi, consistindo em uma viagem de sua Itália natal até a Inglaterra do rock inglês.
As gravações foram concluídas em 2019. Com a pandemia, a dupla teve a ideia de compor as peças restantes com o intuito de completar. Então os dois músicos, nesse período criaram pequenas miniaturas musicais, tendo como inspiração diversas fontes, como o renascimento, o barroco, a música popular e o folclore, além de ideias derivadas do rock progressivo. Assim foram criadas “A Caçada”, “Dominical”, “O Engraxate”, “Gertrud”, e “Variações Tropeiras”, além de uma homenagem a J.S Bach, o “Minueto em Sol”.
Sobre os artistas
Gustavo começou seus primeiros estudos ao violão de maneira autodidata, tendo em seguida estudado violão erudito e teoria musical com o professor Guilherme Corrêa entre 2002 – 2006. Formado em História pela PUC MG, trabalha como professor de História na rede municipal, além do estudo diário de violão. Vem atuando em diversas apresentações musicais, visando abordar diferentes gêneros como violão erudito, rock e música instrumental. Desenvolveu uma pesquisa a respeito da história da música ocidental, apresentada no Festival de Inverno da FCCA em Itabira.
Luiz é pós-graduado em Administração Pública e servidor do Tribunal De Justiça de Minas Gerais – TJMG desde 2006. Atualmente faz parte da banda RockPBlues ( rock clássico, progressivo e blues) e do grupo Sarau Poético Musical que se apresenta todos os domingos tocando flauta transversal e gaita. Participa ativamente da vida musical do bairro Santa Teresa em grupos de samba, chorinho e clube da esquina.
Iberê Sansara
Músico instrumentista. Iniciou os estudos em violão erudito ainda criança e mais tarde se graduou em licenciatura pela escola de música da UFOP. Estudou também, percussão e clarineta, tendo sido orientado, em masterclasses e cursos independentes, por reconhecidos músicos. Através da colaboração com grupos de percussão, dança e teatro se apresentou nas principais capitais do Brasil e da Itália. Atualmente o músico e professor transita na cena cultural de Belo Horizonte, pelos universos do carnaval, choro, jazz e artes cênicas.
Luiz Camporez
Luiz Camporez é músico, compositor, professor, produtor musical e bacharel em Música Popular pela UFMG. Vencedor do prêmio BDMG Instrumental 2023 na categoria melhor arranjador. Leciona há mais de 15 anos no ensino de violão e guitarra, e trabalhou muitos anos tocando nas principais casas de show de Belo Horizonte, e em eventos por Minas Gerais. Já tocou com grandes artistas como Toninho Horta, Saulo Laranjeira, Nivaldo Ornelas, Mauricio Tizumba, Beth Leivas, entre outros. Em 2022 lançou seu primeiro trabalho autoral intitulado Standard Blues, e esse ano prepara um novo disco com influências do fusion jazz e da música flamenca.